Cotidiano

Google diz que instabilidade nos serviços foi resolvida, após milhares de usuários relatarem pane

Milhares de usuários do Brasil e de outros países relataram dificuldades para acessar os serviços do Google, como Gmail e YouTube, por volta das 8h40 desta segunda-feira (14).

Pouco antes das 10h, a empresa disse que a instabilidade tinha sido resolvida em todas as ferramentas, para a maioria dos usuários.

“Hoje, às 8h47 da manhã (horário de Brasília), o Google sofreu uma queda em seu sistema de autenticação, por aproximadamente 45 minutos, em razão de um problema de gestão interna da cota de armazenamento“, esclareceu a empresa.

“Os serviços que requerem login de usuários apresentaram altas taxas de erro durante esse período. O erro de autenticação foi resolvido às 9h32. Todos os serviços estão restaurados”, disse o porta-voz do Google. 

“Pedimos desculpas aos afetados e iremos conduzir uma revisão minuciosa para garantir que isso não ocorra novamente no futuro.”

É um problema semelhante ao que derrubou o Microsoft Teams e o Outlook no fim de setembro, aponta Altieres Rohr, que um blog sobre segurança digital no G1.

Cronologia

 

Além do Brasil, reclamações foram reportadas em países como os Estados Unidos, Reino Unido e Japão.

As notificações começaram por volta das 8h40 no site Downdetector (que mostra status e disponibilidade de diversos sites e serviços online) e, às 8h58, houve um pico de 20.758 reclamações no Brasil. Após este horário, as mensagens de erro diminuíram.

Após uma hora, a empresa afirmou que os serviços haviam sido normalizados para parte dos usuários. E, ao final da manhã, voltaram a funcionar para a maioria.

Por volta das 10h50, o Google disse que o Gmail ainda tinha instabilidade, mas que o erro foi corrigido às 11h.

G1

Artigos relacionados

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo