Cotidiano

Salvador lança “vacinômetro” atualizado em tempo real; confira

A Secretaria Municipal da Saúde (SMS) lançou, nesta terça-feira (19), um “vacinômetro” que será atualizado em tempo real com  dados da estratégia como imunização do público alvo por pessoa com classificação por sexo, raça e cor, por exemplo.

Leo Prates (PDT), titular da pasta, destacou que a medida visa demonstrar com transparência o trabalho realizado no combate ao novo coronavírus na capital baiana. “É uma expectativa muito grande da população sobre a vacinação, por isso fizemos com que todos pudessem acompanhar a rotina de enfrentamento ao vírus nessa fase de imunização”, complementou o pedetista.

De acordo com a secretaria, um cronograma será construído diariamente na capital, de acordo com a disponibilidade de vacinas, a expectativa é que diariamente cerca de 5 mil indivíduos sejam imunizados. A cada nova remessa encaminhadas ao município, a SMS ampliará a imunização dos grupos prioritários.

 

Imunizante

A vacina Coronav chegou na Bahia nesta segunda-feira (18), após atrasos na logistíca de distribuição do ministério da Saúde. Ao chegar no estado, o imunizante foi distribuído para os municípios baianos e o secretário estadual da Saúde, Fábio Vilas-Boas (PT), garantiu que todas as cidades já receberam.

A vacinação na capital baiana teve início nesta terça-feira em um evento realizado na Obras Sociais Irmã Dulce. A cerimônia contou com a presença do governador Rui Costa (PT) e do prefeito de Salvador, Bruno Reis (DEM), a vice-prefeita, Ana Paula Matos (PDT) e os secretários da saúde da Bahia e da capital, Fábio Vilas Boas e Léo Prates.

Duas pessoas do grupo prioritário foram vacinadas: Maria Angélica, de 53 anos, enfermeira e servidora do Instituto Couto Maia e Dona Lícia Pereira, 86 anos, que mora, desde 2014, no Centro de Geriatria da OSID. Além delas, Wenderson Barbosa, médico do Serviço do Atendimento Móvel de Urgência (SAMU), e uma indígena, Deisiane Tuxá, da cidade de Rodelas, também receberam a vacina.

Até o momento, 1004 pessoas foram vacinadas em Salvador. Desse total, 908 foram trabalhadores da área de saúde, a capital baiana conta com nove postos de vacinação ativos.

BNews

Artigos relacionados

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo