Economia

Pare de perder tempo e dinheiro: veja dicas para facilitar sua vida na cozinha

Com o home office e as medidas restritivas para conter o avanço da covid-19, as pessoas estão passando cada vez mais tempo em casa e aproveitando para fazer as próprias refeições. Para você que colocou cozinhar na sua listinha de tarefas diárias, a nutricionista Luciana Maciel, da marca de condimentos Minhoto, reuniu dicas valiosas que ajudam a economizar tempo e dinheiro na cozinha.

A primeira recomendação é limpar os alimentos, organizar os temperos e as panelas antes de preparar as receitas. “Manter as panelas em ordem faz toda a diferença no dia a dia de quem vai cozinhar. Organize por tipo e por tamanho. Faça pilhas para economizar espaços, em seguida guarde por ordem de tamanho”. Para guardar as especiarias, a sugestão é reutilizar potes de vidro e deixar os ingredientes mais visíveis.

Na hora de colocar “a mão na massa”, o segredo para dinamizar o tempo de preparo e o tempo de lavar a louça é usar o mínimo de panelas possível, “além de ser importante definir antes os ingredientes que serão utilizados na preparação, e separá-los por porções”.  aconselha a nutricionista.

“Descascar os legumes previamente e armazená-los em refrigeração, temperar as proteínas no dia anterior, deixar armazenadas em temperatura de refrigeração e usar a panela de pressão para o cozimento de alguns alimentos são outros pontos para levar mais agilidade para a cozinha”, completa a especialista.

Congelar os alimentos

Outra alternativa é montar um cardápio semanal. “Para isso, é importante separar um dia da semana para cozinhar, dividindo os alimentos em porções individuais ou de acordo com a necessidade da família. Manter as embalagens bem fechadas, identificadas e em temperatura de congelamento”, detalha Luciana.

O segredo para não enjoar do cardápio. “Incremente seu almoço preparando saladas e legumes diferentes todos os dias”, completa.

A nutricionista ensina como montar a sua salada:

1- Escolha 1 ou 2 itens de cada folhagem (Alface, Rúcula, Acelga e Repolho);

2- Acrescente dois tipos de legumes na composição preferencialmente crus / ralados (Cenoura, Beterraba e Pepino);

3- Tempere com vinagre Minhoto;

4- Junte 01 Massa integral (Penne/parafuso); 01 item proteico (Peixe, Frango, ovos cozidos); Queijos (Ricota, Gorgonzola, prato); Castanhas

3-  Finalize com sementes (Linhaça, Chia, Gergelim).

Por: iBahia

Artigos relacionados

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo