concursodestaque

Encerra nesta sexta-feira prazo de inscrição para mais de 180 mil vagas de nível fundamental do IBGE

O prazo das inscrições do processo seletivo para contratação temporária de recenseadores, no Censo Demográfico 2021, termina nesta sexta-feira (19/3). São 181.898 vagas distribuídas por 5.297 municípios de todo o estado brasileiro.

Interessados devem realizar a inscrição de forma online, por meio do site da Cebraspe, empresa organizadora dos processos seletivos, e pagar a taxa de R$ 25,77 até o dia 22 de março.  Os candidatos serão selecionados por uma prova objetiva de caráter eliminatório e classificatório, com 10 questões de Língua Portuguesa, 10 questões de Matemática, 5 questões sobre Ética no Serviço Público e 25 questões de Conhecimentos Técnicos. A prova será aplicada no dia 25 de abril.

“O conteúdo a ser cobrado na prova está detalhado no edital. Disponibilizamos também uma apostila de Conhecimentos Técnicos, preparada pelo IBGE, para que o candidato obtenha os conhecimentos necessários para responder as questões sobre a operação censitária. A apostila e o Código de Ética do IBGE estão disponíveis no site do Cebraspe”, disse o coordenador de Recursos Humanos do IBGE, Bruno Malheiros.

Os contratos terão duração de três meses, mas podem ser prorrogados. A carga horária é flexível e o salário varia conforme a produtividade, ou seja, a depende do lugar de trabalho e do número de casas que o recenseador visitar. Por conta disso, o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) preparou um simulador online que calcula o valor a receber de acordo com a quantidade de residências visitadas e pessoas entrevistadas.

O Censo deste ano tem também 22 mil vagas de nível médio, mas as inscrições para esses cargos terminaram na última segunda-feira (15/3). O Censo é o principal estudo sobre a população brasileira e é feito a cada dez anos. O processo seletivo era esperado para o ano passado e chegou a ser aberto, mas foi adiado para 2021 por causa da pandemia do coronavírus.

Por: Aratu ON

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo