Cotidiano

‘Figurinhas’ sobre Ramadã do Islamismo geram polêmica; entenda

Nos últimos dias, o Instagram lançou três figurinhas temáticas para colocar nos stories sobre o Ramadã, o mês sagrado onde muçulmanos realizam jejum e oração. Este ano, começou nesta terça-feira (13) e só terminará no dia 12 de maio.

O que para alguns pareceu apenas mais uma forma de engajamento e aplicaram as figurinhas de forma errada, para outros, gerou como uma ofensa à causa, até insensibilidade para quem não entende o que seria o Ramadã.

No calendário islâmico, o Ramadã é o nono mês. Isso, para os muçulmanos, é acreditar que partes dos versos do Alcorão foram revelados ao profeta Maomé durante esse período. Esse mês, para a religião, é o mês mais sagrado do ano e, durante 30 dias, os muçulmanos aumentam as orações e as leituras do Alcorão, além de praticarem o jejum do nascer ao pôr-do-sol. Isso ajuda a entenderem a proximidade com Deus e o fortalecimento com o espírito.

O jejum e a oração estão entre os cinco pilares do Islã, já os outros seriam o reconhecimento de que Alá é a única divindade existente, as cinco orações diárias, a caridade e a peregrinação à Meca, cidade sagrada que fica na Arábia Saudita.

Hala AlAbbasi criou as figurinhas para que fossem usadas ao longo do Ramadã e que marcassem momentos de celebrações, saudações a sohoors e iftars [refeições sagradas]. Apesar disso, nem o criador, muito menos o próprio Instagram chegou a falar que as figurinhas foram criadas exclusivamente para os muçulmanos.

Entenda o significado de cada figurinha:

 

 Lua crescente e estrela: 
Pode representar as noites durante o jejum, quando as refeições em família estão acontecendo. Porém, também pode apresentar a possível bandeira da religião.

Mesquita: é o templo onde os muçulmanos realizam as orações e encontros religiosos.

Prato com tâmaras e chá: as tâmaras são consumidas nos horários possíveis do Ramadã para evitar queda de glicose durante o jejum do dia.

Artigos relacionados

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo